A sinalização utilizada na Trilha Transcarioca segue padrão internacionalmente testado e tem sido usada com sucesso no Parque Nacional da Floresta da Tijuca há mais de 15 anos onde, depois dos trabalhos de sinalização em 1999-2000, a média de pessoas perdidas em suas trilhas caiu de mais de 100 para menos de 5 por ano.
Como navegar na Transcarioca?
Ao caminhar na Trilha Transcarioca Você vai encontrar algumas sinalizações diferentes. A principal delas, que é a que nos interessa aqui, é a sinalização direcional, cujo objetivo é evitar que o montanhista se perca. A sinalização direcional pode ser de três tipos:
DIREÇÃO
Sentido Oeste x Leste
(B. Guaratiba x Urca)

Sentido Leste x Oeste
(Urca x B. Guaratiba)

Mudança de direção dentro da trilha

• Caminhando no sentido Oeste-Leste (Barra de Guaratiba-Pão de Açúcar), em qualquer trecho da Transcarioca, você deve seguir as botas amarelas pintadas sobre um retângulo preto. Caso veja esta sinalização envolta por uma seta, siga a direção da seta.
• Já no sentido inverso Leste-Oeste (Pão de Açúcar – Barra de Guaratiba) em qualquer trecho da Transcarioca, siga, as botas pretas pintadas sobre um retângulo amarelo. Caso veja esta sinalização envolta por uma seta, siga a direção da seta.
De tempos em tempos, ao longo da Trilha Transcarioca, há botas pintadas em árvores ou rochas que têm o objetivo de confirmar para o montanhista que ele está no caminho correto.



SINALIZAÇÃO ADICIONAL
Seta preta e amarela

Esta seta dividida em amarelo e preto indica o início de um determinado trecho da Trilha Transcarioca.
Seta branca

A seta branca indica a saída para áreas urbanas. Algumas são apenas brancas, outras tem a palavra “saída” escrita.
Placas Indicativas

Em alguns pontos da Trilha Transcarioca você verá placas indicativas como esta. Elas indicam distâncias, direções e pontos de interesse.
Sinalização zebrada

A sinalização zebrada indica que a trilha pode ser complicada à frente. A partir deste ponto, preste atenção redobrada às sinalizações de direção!
“X”preto e amarelo

O “X” em preto e amarelo indica direção incorreta. Volte pela trilha até encontrar a pegada amarela e preta novamente e recomece esta parte do trecho.

Além disso, temporais e quedas de árvore, que são fatos comuns na Mata Atlântica, com frequência bloqueiam a trilha e escondem o caminho certo.

PARA CAMINHAR NA TRILHA TRANSCARIOCA, A CONTRATAÇÃO DE UM GUIA DE ECOTURISMO É FORTEMENTE RECOMENDADA.
