A sinalização utilizada na Trilha Transcarioca segue padrão internacionalmente testado e tem sido usada com sucesso no Parque Nacional da Floresta da Tijuca há mais de 15 anos onde, depois dos trabalhos de sinalização em 1999-2000, a média de pessoas perdidas em suas trilhas caiu de mais de 100 para menos de 5 por ano.

Como navegar na Transcarioca?

Ao caminhar na Trilha Transcarioca Você vai encontrar algumas sinalizações diferentes. A principal delas, que é a que nos interessa aqui, é a sinalização direcional, cujo objetivo é evitar que o montanhista se perca. A sinalização direcional pode ser de três tipos:

DIREÇÃO

Sentido Oeste x Leste
(B. Guaratiba x Urca)

Sentido Leste x Oeste
(Urca x B. Guaratiba)

Mudança de direção dentro da trilha

• Caminhando no sentido Oeste-Leste (Barra de Guaratiba-Pão de Açúcar), em qualquer trecho da Transcarioca, você deve seguir as botas amarelas pintadas sobre um retângulo preto. Caso veja esta sinalização envolta por uma seta, siga a direção da seta.

• Já no sentido inverso Leste-Oeste (Pão de Açúcar – Barra de Guaratiba) em qualquer trecho da Transcarioca, siga, as botas pretas pintadas sobre um retângulo amarelo. Caso veja esta sinalização envolta por uma seta, siga a direção da seta.

De tempos em tempos, ao longo da Trilha Transcarioca, há botas pintadas em árvores ou rochas que têm o objetivo de confirmar para o montanhista que ele está no caminho correto.

icone-atencao2FIQUE SEMPRE ATENTO. Mesmo quando não há bifurcações, a Trilha Transcarioca tem sinalizações frequentes ao longo do caminho, que servem para assegurar ao caminhante que ele está no caminho certo. Se não observar nenhuma pegada por mais de cinco minutos de caminhada, você provavelmente estará na trilha errada. Volte até a última pegada que viu e tente reencontrar o caminho sinalizado.

SINALIZAÇÃO ADICIONAL

Seta preta e amarela

Esta seta dividida em amarelo e preto indica o início de um determinado trecho da Trilha Transcarioca.

Seta branca

A seta branca indica a saída para áreas urbanas. Algumas são apenas brancas, outras tem a palavra “saída” escrita.

Placas Indicativas

Em alguns pontos da Trilha Transcarioca você verá placas indicativas como esta. Elas indicam distâncias, direções e pontos de interesse.

Sinalização zebrada

A sinalização zebrada indica que a trilha pode ser complicada à frente. A partir deste ponto, preste atenção redobrada às sinalizações de direção!

“X”preto e amarelo

O “X” em preto e amarelo indica direção incorreta. Volte pela trilha até encontrar a pegada amarela e preta novamente e recomece esta parte do trecho.

icone-atencao2Apesar do esforço feito pelos voluntários e profissionais que cuidam da Trilha Transcarioca, vandalismo e deterioração natural são comuns na Mata Atlântica, portanto é provável que algumas sinalizações tenham sido furtadas ou tenham se quebrado ou deteriorado pela ação do tempo.
Além disso, temporais e quedas de árvore, que são fatos comuns na Mata Atlântica, com frequência bloqueiam a trilha e escondem o caminho certo.
icone-atencao2POR ESSAS RAZÕES, O FATO DA TRILHA TRANSCARIOCA ESTAR SINALIZADA NÃO É GARANTIA QUE VOCÊ NÃO VAI SE PERDER, NEM EVITA ACIDENTES NO MATO.
PARA CAMINHAR NA TRILHA TRANSCARIOCA, A CONTRATAÇÃO DE UM GUIA DE ECOTURISMO É FORTEMENTE RECOMENDADA.
icone-atencao2A sinalização da Trilha Transcarioca segue o Padrão da Rede Brasileira de Trilhas disciplinado pela Portaria PORTARIA CONJUNTA Nº 407, DE 19 DE OUTUBRO DE 2018, que institui a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas e normatizado pelo Manual oficial de Sinalização de Trilhas do ICMBio