03. Grota Funda x Morgado

Trecho: Grota Funda x Morgado
Parque onde o trecho está inserido: Parque Estadual da Pedra Branca
Resumo

Este trecho é para quem está bem preparado e gosta de desafi os, pois exige muita disposição para encarar uma caminhada de longa distância e em subida. Certifi que-se de estar em boa forma física e leve bastante água e alimentos. Quem quiser dividi-lo em duas partes, há a opção de entrar/sair pelo Morgado.

Recomenda-se o uso de calça comprida apropriada para a proteção contra insetos e para evitar arranhões provocados pela vegetação rasteira e pelos galhos. Destaque para o Mirante da Toca Grande, de onde se tem uma bela vista da área verde do parque, com o Morro dos Caboclos à frente.

É um percurso repleto de subidas e descidas, passando pelos morros da Ilha, Boa Vista, do Francês, do Pico do Morgado, da Toca Pequena e da Toca Grande.

Orientação
Grota Funda ➤ Morgado
Morgado ➤ Grota Funda
Informações técnicas
icones-final-dificuldade-media icones-final-exposicao-risco-baixa icones-final-exposicao-sol-baixa icones-final-orientacao-dificil icones-final-sinalizacao-media icones-final-ponto-de-agua-nao
icones-final-fotografia icones-final-faunaa icones-final-conservacao-baixa

icones-final-escalaminhada-1
Trechos com escalaminhada
icones-final-escalaminhada-nao
Não há trechos com escalaminhada
icones-final-orientacao-facil

icones-final-ruinas
Ruínas históricas
Mapa do Trecho

Tracklog deste trecho (.GPX)
Mapa deste trecho (.JPG, para uso offline)
Como Chegar

Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pelo final do trecho Grumari x Grota Funda (sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Pão de Açucar). O início fica bem no alto da Grota Funda e pode ser acessado por ônibus e veículo particular. Para quem vem no sentido contrário pelo Morgado, deve-se ir pela estrada dos Bandeirantes e entrar na estrada do Morgado e seguir até a guarita de cor laranja que fica em uma pequena esquina. Neste ponto mantenha-se a esquerda da guarita e vá subindo até a pista se transformar em trilha. Logo aparecerá a bifurcação com as pegadas da Trilha Transcarioca.

No terminar Alvorada existem ônibus que vão até a Grota Funda ou no terminal em Piabas

Entrada da Trilha

Grota Funda, Nº 520

Saída da Trilha

Estrada dos Bandeirantes, Nº 24.845

Descrição do Percurso

Sentido Oeste x Leste (Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Aqui continuamos nossa jornada adentrando pelo Parque Estadual da Pedra Branca. Este caminho se caracteriza por muitas subidas e descidas começando pela Grota Funda atravessando o asfalto e mantendo-se a direita para logo entrar em uma cancela aberta com algumas casas de moradores. Vamos continuar nos orientando pelas pegadas amarelas/base preta. Teremos pela frente logo uma subida e após (600 m) de caminhada chegaremos no primeiro mirante. Deste ponto vamos prosseguir em aclive por mais (600 m) até o morro da Ilha. Continuando a subida por mais (1.0 km) teremos a ótima opção de saída a esquerda e conhecer o Glamping-Espaço Livre que oferece um novo conceito em camping e acomodações rústicas com piscina, sem perder o glamour dos aconchegantes resorts de montanha.

Continuando na direção do Morgado vamos caminhar mais (800 m) até o morro Boa Vista e mais (770 m) até o Morro do Francês. Vamos seguindo mais (470 m) de sobe e desce até o Pico do Morgado. Vamos descer agora por (350 m) e chegar em um ótimo mirante a direita e logo em seguida caminhar apenas mais (250 m) e chegaremos na encruzilhada do Morgado completando mais um trecho da Trilha Transcarioca. Seguindo a direita iremos sair em direção a Vargem Grande (2.7 km) onde há um ponto de ônibus na estrada dos Bandeirantes. Para o lado esquerdo iremos em direção a estrada da Ilha de Guaratiba por um caminho bem mais longo. Agora é seguir em frente e subir mais (900 m) até o morro da Toca Pequena e logo em seguida mais uma subida moderada de (2.0 km) até o Morro da Toca Grande onde há uma gruta a direita que pode ser utilizada de abrigo. A dica é contorná-la e entrar por trás. Agora caminhe mais (80 m) e fique atento que terá a sua esquerda um pequeno mirante em meio a mata onde poderá ver boa parte de Guaratiba e a mata do Parque da P. Branca.

Chegou a hora de descer, vamos caminhar pouco até um bananal e um descampado/pasto onde é preciso ficar atento a sinalização, pois não há árvores grandes para orientação. Voltando a floresta é hora da parte final onde vamos caminhar mais (650 m) até terminar o trecho cruzando o rio da Cachoeira. Neste ponto podemos continuar caminhando pelo trecho Cabungi x Rio da Prata pela orientação Oeste x Leste ou descer no braço de saída em direção a estrada dos Bandeirantes por mais (2.8 km.)

Atrações

Área de floresta com mirantes e subidas ao pico do morro Boa Vista, Morro do Francês, pico do Morgado e gruta do Morgado.

Não deixe visitar o Glamping Espaço Livre. Neste pequeno paraíso é possível conhecer um novo conceito mundial em camping sem perder o glamour de um sofisticado resort. Piscina, meditação, alimentação, massagem, tirolesa, rapel, alojamentos e muito mais para fazer da sua estadia na natureza um agradável e confortável momento de paz.

Comércio/Hospedagem

O único comércio existente neste trecho será encontrado próximo ao ponto de ônibus na saída do Morgado, portanto é recomendável que leve consigo suprimentos suficientes para um dia de aventura.

No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.

Pontos de água

Há vários pontos de água nos braços de saída e no rio da cachoeira na divisa Cabungui x Rio da Prata.

Fotos
Fatos históricos

Segundo Andre Decourt “a estrada da Grota Funda substituiu um velho caminho colonial, tendo sido possivelmente uma das primeiras obras realizadas no Brasil por licitação pública, seu melhoramento e construção de novas pontes de pedra em 1870 por Carlos de Magalhães de Mello, se mostrava inadequada para a região do antigo Sertão Carioca, e certamente sua substituição já estava planejada na elaboração do primitivo traçado da Rio-Santos”

“Possivelmente seu antigo traçado serviu para escoar a produção de gêneros de parte do Sertão por mais de um século além de ter servido de rota clandestina para o tráfego negreiro. O seu arruamento como estrada de rodagem, foi empreendido na segunda metade do séc. XIX com complexas obras de engenharia. O grande número de interessados para sua construção e concessão por quatro anos mostra que a produção agrícola tanto de Guaratiba como da região das Vargens e Piabas era muito importante”.

“Com a construção da variante, integrando nas duas pontas da Av. das Américas, parte do velho traçado foi abandonado e esquecido. Podemos ver pelo Street View como era estreita a velha ligação no trecho que ainda está aberto ao tráfego passando por sítios de veraneio ou então vermos o velho trajeto engolido pelo mato do alto ou então da Estrada dos Bandeirantes graças ao capim colonião que mantém a área sem mata fechada seus cortes no relevo” .

Depois da construção do túnel da Grota Funda, em 2012, a estrada da Grota Funda, onde termina o segundo trecho e começa a terceira etapa da Trilha Transcarioca voltou a servir apenas ao trânsito local.

Já ao caminho do Morgado é um antigo caminho colonial aberto no século XVIII para servir aos engenhos da região, principalmente para o transporte de produção de açúcar do Engenho do Morgado.

Saiba em: http://www.portalguaratiba.com.br/historia_de_guaratiba_2012.html

Grupo Adotante

Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:

Associação Movimento Trilha Transcarioca

Email: contato@trilhatranscarioca.org.br

Trechos do Parque Estadual da Pedra Branca
  • banner-trecho03

03. Grota Funda x Morgado

Distância: 4,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado

Destaques: Mirante da Toca Grande, Morro da Boa Vista, Morro do Francês, Pico do Morgado, Toca Pequena, Toca Grande

• foto-capa-trecho04

Distância: 8 km
Tempo de percurso: Aprox.5h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa Amarela, Alto do Mangalarga, Jequitibá bicentenário, calçamentos coloniais, nascentes/cachoeiras, Pico da Pedra Branca (1.024m)

• banner-t06

06. Casa Amarela x Pau-da-fome

Distância: 13,4 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa Amarela, Açude do Camorim, Cachoeira do Camorim, Cachoeira Véu da Noiva, Pedra do Quilombo

• banner-trecho07

07. Pau-da-Fome x Piraquara

Distância: 11,7 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa de pedra, subsede Pau da Fome, subsede Piraquara, mirante da Pedra do Ponto, aqueduto do Barata

• banner-trecho08

08. Piraquara x Estrada dos Teixeiras

Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado

Destaques: Pedra do Osso, Pedra "Jesus Vem", Aqueduto do Barata, Mirante da Piraquara, Pedra Rachada, vistas para o bairro de Realengo e Serra do Mendanha.