“Movimento de cidadãos e instituições conectadas pelo sonho de implantar uma trilha de longo curso no coração da paisagem natural, cultural urbana da cidade do Rio de Janeiro”.
História da Trilha Transcarioca
A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada em 1995. Em 1997, virou um projeto da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), tendo sido apresentado ao público pela primeira vez no Congresso e Exposição Mundial de Ecoturismo – World Ecotur 97, que teve lugar no Riocentro de 15 a 18 de dezembro de 1997.
Seu objetivo é criar uma trilha de longo curso que ligue as unidades de conservação do Município do Rio de Janeiro, funcionando como um corredor ecológico entre elas e induzindo o manejo integrado do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas. Desde seu início ela já foi pensada como embrião inicial de uma grande trilha de longo curso, ligando as unidades de conservação da Mata Atlântica ao longo do litoral brasileiro.
O Movimento Trilha Transcarioca (MTT) é uma iniciativa que congrega pessoas e instituições da sociedade civil comprometidas com a implantação, sinalização, manejo, divulgação e uso público e qualificado da trilha, em caráter voluntário e colaborativo, de ordem pessoal ou institucional. Embora não seja uma instituição formalmente constituída, o MTT possui um sistema de governança próprio, com um grupo de coordenadores temáticos e um coordenador-geral. Sua criação decorreu justamente da necessidade de organizar a interlocução entre voluntários, adotantes e colaboradores da trilha com os gestores das unidades de conservação por onde a trilha passa, tanto individualmente (com os gestores/chefes das UCs) quanto institucionalmente (com os órgãos públicos municipais, estaduais e federal responsáveis pelas mesmas). Acompanhe as ações do MTT e descubra como colaborar com esse coletivo criativo e colaborativo.
Além dos servidores e funcionários das Unidades de Conservação do Mosaico Carioca ligadas pela Trilha, são considerados Amigos da Trilha Transcarioca todos aqueles que direta ou indiretamente colaboram com o movimento, inclusive os leitores da sua página no Facebook, que compartilham as ideias e ações da TT que muito ajudam a promover e proteger a trilha.
Mais de 1000 voluntários já contribuíram para a implantação da trilha. São pessoas e instituições que ajudam eventualmente ou adotam trechos específicos da TT, e assim colaboram com as Unidades de Conservação do Mosaico Carioca na sinalização e manutenção periódica da trilha, além de trabalhar em ações administrativas, de comunicação e outras tarefas necessárias ao bom andamento da Trilha. Calcula-se que mais de 10.000 horas de trabalho voluntário foram doados à Trilha Transcarioca somente em 2015.
Em 2018, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso – rede esta que iniciou sua articulação a partir da Trilha Transcarioca, a primeira trilha de longo curso nacional – ganhou o Prêmio Nacional de Turismo, concedido pelo Ministério do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio pelo Turismo.
Hoje, a Trilha Transcarioca interliga nove unidades de conservação de proteção integral:
• Parque Natural Municipal de Grumari
• Parque Estadual da Pedra Branca
• Parque Natural Municipal da Cidade
• Parque Natural Municipal da Catacumba
• Parque Natural Municipal Fonte da Saudade
• Parque Natural Municipal Jose Guilerme Merquior
• Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca
• Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca
Permitindo ainda o acesso a áreas protegidas como o Sítio Burle Max, o Parque Estadual da Chacrinha, o Museu do Açude e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em um segundo momento, a trilha deverá também abranger a Restinga da Marambaia e o Morro Cara de Cão.
Adotantes
Os adotantes hoje são:
- Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA)
- Amigos da Zona Oeste (AZO)
- AVEC Trilhas
- Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar
- Centro Excursionista Brasileiro
- Centro Excursionista Guanabara
- Clube Excursionista Carioca
- Clube Excursionista Light
- Clube dos Aventureiros
- Coop Babilônia
- Conservação Internacional
- Corredores de Jacarepaguá (CORJA)
- Ecotribo
- Ecotrilhas Adventura
- Fome de Trilha
- Grupo TerraLimpa
- Garça Preta
- RJ Adventura
- Trilhas Quase Secretas
- Trilhas RJ (Local)
A COOP Babilônia, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, FEMERJ, o RIOSUL e o Projeto Pão de Açúcar Verde também desenvolvem importantes trabalhos na Trilha.
O Eco/WikiPArques, o WWF Brasil, o Instituto Semeia, a SOS Mata Atlântica e a Associação de Amigos do Parque Nacional da Tijuca não adotam trechos mas têm colaborado para o bom andamento do projeto.
Outras ONGs ambientalistas que já apoiaram o Movimento Trilha Transcarioca são elas: o Instituto Moleque Mateiro, Amigos do Perigoso, Destemidos, UNICERJ, Bionatureza, Amigos da Serra do Vulcão, Makalu Sports, Nature Run, Anda Brasil e a Federação Gaúcha de Montanhismo, entre outros.
Movimento Trilha Transcarioca
A partir do grupo de adotantes em 7 de março de 2016, foi formada uma Comissão Provisória de Coordenação do Movimento Trilha Transcarioca. Em 3 de março de 2018 foi realizada uma assembleia que resolveu fundar a Associação Movimento Trilha Transcarioca, procedendo a escolher uma Comissão Executiva e um Conselho Deliberativo que ficaram assim conformados.
Comissão Executiva:
- Coordenação Geral: Horacio Ernesto Ragucci
- Coordenação de Administração e Finanças: Horacio Ernesto Ragucci
- Coordenação de Segurança: Eduardo Federico Cabral de Oliveira
- Coordenação de Comunicação Social: Luciana Nogueira
- Coordenação de Manejo: Jeremias Mendonça de Freitas
- Coordenação de Sinalização: Ivan Jorge Amaral da Conceição
- Coordenação de Voluntariado: Christiane dos Santos Rio Branco
- Coordenação de Desenvolvimento e Parcerias: Marcus Vinicius Carrasqueira
- Coordenação de Material Promocional: Anderson Luiz Ferreira Ribeiro
- Coordenação de Empreendedorismo: Anderson Luis Ferreira Ribeiro
- Coordenação Jurídica: Adriana de Lima Bocaiuva
Conselho Deliberativo:
Presidente:
Carlos Alberto Bernardo Mesquita
Conselheiros:
Adilson Rodegheri Peçanha
Adriano Lopes de Melo
Fernando Henrique de Souza
Ivo dos Santos Carvalho
Marcelo Barros de Andrade
Pedro de Castro Cunha e Menezes
Roberto Machado Corrêa
André Silva Ilha (1º Suplente)
Abilio Valério Tozini (2º Suplente)
Hugo de Castro Pereira (3º Suplente)
Conselho Fiscal:
Abilio Valério Tozini
Adilson Rodegheri Peçanha
Pedro Bugim Ruel Vergnanno
André Silva Ilha (1º Suplente)
Marco Mangini Antonelli
Fale conosco: contato@trilhatranscarioca.com.br