A Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral:

Parque Natural Municipal de Grumari

Criado pelo Decreto Municipal n º 20.149/2001,  o Parque Natural Municipal de Grumari é conhecido por suas belas e famosas Praias Selvagens (Grumari, Abricó, Perigoso, Funda, Meio, Inferno e Conchas), algumas delas acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar. Abriga a maior área de restinga na cidade o Rio de Janeiro. A maioria das trilhas é considerada leve e revelam mirantes deslumbrantes.

Informações:
Avenida Estado da Guanabara s/n, Grumari
Tel. (21) 2410-1382
Horário:  Terça a domingo, das 8h às 17h / Horário de verão até as 18h

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. Grumari

Parque Estadual da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.
É considerado a maior floresta urbana do mundo, com 12.500 hectares de extensão. O Pico da Pedra Branca, com 1.025 metros de altitude, é o ponto culminante da Cidade e está situado dentro do parque.

Informações:

Núcleo Pau da Fome: Estr. Pau da Fome, 4.003 – Taquara, Tel. (21) 3347-1786 / 2333-6608
Núcleo Camorim: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim, Tel.  (21) 2333-4500
Núcleo Piraquara: Rua do Governo, 1.582 – Realengo, Tel.  (21) 2333-5251
Posto avançado Vargem Grande: Fim da Estrada do Mucuíba – Vargem Grande
Posto avançado Rio da Prata: Estrada da Batalha, próximo ao n° 202 – Campo Grande
Horário: Terça a domingo, das 8h às 17h

http://www.parquepedrabranca.com/
http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/UnidadesdeConservacao/INEA_008594

Trechos neste parque:

Mapa do P.E. Pedra Branca

Parque Nacional da Tijuca

Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.

Informações:

Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boa Vista,
Tel. (21) 2491-1700
Horário Todos os dias, das 8h às 17h / Horário de verão até as 18h

http://www.parquedatijuca.com.br/
http://www.paineirascorcovado.com.br/parque-nacional-da-tijuca/sobre-o-parque

Parque Natural Municipal da Cidade

Criação: Decreto Municipal nº 29.538 de 03/07/2008
Área: 46,7 ha

É uma área de jardins e mata, cortada pelo rio Rainha, que, a um ponto, é represado para formar um lago. Seu bioma é característico da Mata Atlântica. Embora parte do parque tenha sido reflorestada, ainda há seções nativas de Mata Atlântica.

De início uma propriedade particular, abrigava a residência de verão do Marquês de São Vicente, José Antônio Pimenta Bueno, construída em 1809. A casa situava-se em local mais elevado, aos fundos do parque, onde atualmente funciona o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1939, a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que, então, determinou sua conversão em parque público.

Em 1948, na gestão do Prefeito Ângelo Mendes de Moraes, o Museu foi transferido para o Parque da Cidade. O museu possui obras de arte que contabilizam cerca de 24.000 peças. O acervo é composto por obras de artistas como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Armando Vianna, Augusto Malta e Marc Ferrez, além dos acervos dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto, Carlos Sampaio e Cesar Maia

Parte do território é ocupada por mata fechada, e o restante, por um amplo parque ajardinado a céu aberto, serpenteado por um córrego represado – o que levou à formação de um lago e uma pequena ilha. É dotado de relevo íngreme e de ladeiras escarpadas, sobre as quais se adensa uma cobertura vegetal de porte considerável.

Informações:

Endereço: Estrada Santa Marinha,505 – Gávea
Tel.: (21) 3875-1670
Horário: De Terça a Domingo, de 8 h às 17 h e até às 18 h durante o horário de verão
Contatos: E-mail: pnmcidade@gmail.com
Telefone: (21) 3111-3899

http://visit.rio/que_fazer/parque-natural-municipal-da-cidade/

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. da Cidade

Parque Natural Municipal da Catacumba

O Parque da Catacumba está em uma área que foi reflorestada na década de 70. Com quase 27 hectares, o parque possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores. Na parte baixa, várias esculturas podem ser admiradas ao ar livre. Caminhos pavimentados e pequenas praças com chão de pedra tornam o lugar perfeito para caminhadas e piqueniques. Já na parte alta, a mata mais densa toma conta do lugar.

Informações:

Av. Epitácio Pessoa, 3.000 – Lagoa,
Tel.  (21) 2247-9949
Horário:
Parque: Terça a domingo, das 8h às 17h, horário de verão até as 18h
Trilhas e equipamentos de aventura: Terça a domingo, 8h às 16h, horário de verão até as 17h

http://lagoaaventuras.com.br/parque-da-catacumba

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. Catacumba

Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior

Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior
Criação: Decreto Municipal 19143/00

O Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior possui 8,29 hectares e está localizado nos bairros de Copacabana e Lagoa e possui ecossistema de mata atlântica. O Parque foi criado pelo mesmo Decreto que o Parque Municipal Fonte da Saudade.

Informações:

Av. Epitácio Pessoa, 3.000 – Lagoa,
Tel.  (21) 2247-9949

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. José Guilherme Merquior

Parque Natural Municipal Fonte da Saudade

Criação: Decreto Municipal nº 19.143 de 13/11/2000

O parque Natural Municipal Fonte da Saudade possui 2,22 hectares e o ecossistema local é de mata atlântica antropomorfizado.

O Parque foi criado no ano 2000 com o objetivo de recuperar e conservar o ecossistema de mata atlântica, desenvolver a recreação, o lazer e o ecoturismo, promover programas de educação ambiental, preservar a integridade paisagística, entre outros.

Informações:

Endereço: Rua Vitória Régia s/n – Lagoa

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. Fonte da Saudade

Parque Natural Municipal Paisagem Carioca

O Parque Natural Municipal Paisagem Carioca está inserido na malha urbana da Cidade, situado entre os bairros do Leme, Copacabana, Botafogo e Urca. Esta Unidade de Conservação se destaca pela importância de suas belezas cênicas que compõem a paisagem da Cidade, pela presença de áreas com infraestrutura de uso público (Setor Chacrinha) e por sua malha de trilhas, que permite o desfrute de seus cenários deslumbrantes.

Informações:

Rua Guimarães Natal, s/n – Copacabana (ao lado da subestação da Light)
Tel. (21) 2542-3247
Horário: Todos os dias, das 8h às 17h / Horário de verão até as 18h

http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?id=4263870

Trechos neste parque:

Mapa do P.N.M. Paisagem Carioca

Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

O visitante que chega à cidade do Rio de Janeiro é recebido por um monumento natural constituído pelos morros do Pão de Açúcar e da Urca que, com seus quinhentos milhões de anos de história geológica, guardam a entrada da Baía de Guanabara. Além da extraordinária beleza deste sítio geológico, o conjunto está envolvido pela Mata Atlântica, com sua grandiosa biodiversidade, oferecendo aos visitantes o deslumbramento de sua flora e de sua fauna, consideradas como das mais ricas do planeta. Para que as próximas gerações continuem desfrutando destas belezas, a área foi oficializada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2006, como uma Unidade de Conservação denominada Monumento Natural (MoNa) dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Informações:

Avenida Pasteur, 520 – Urca, Tel. Phone (21) 2546-8433
Horário: Todos os dias, das 6h às 18h / Bondinho das 8h às 21h
www.bondinho.com.br
http://www.monapaodeacucar.com/

Trechos neste parque:

Mapa do MoNa. Pão de Açúcar e Urca

Mosaico Carioca

logo-mosaicoO Mosaico Carioca de Áreas Protegidas faz parte de um programa incentivado pelo MMA com base jurídica através do sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); e tem como objetivo a integração de ações entre as Áreas Protegidas envolvidas.