09. Estrada dos Teixeiras x Aqueduto do Catonho

Trecho: Estrada dos Teixeiras x Aqueduto do Catonho
Parque onde o trecho está inserido: Parque Estadual da Pedra Branca
Resumo

Neste trecho, a caminhada, que é fácil, também passa por fl orestas e mirantes, mas é o próprio Aqueduto do Catonho a grande estrela do percurso. Atenção à sinalização zebrada nos trechos de difícil orientação, especialmente ao passar pelas áreas mais descampadas. Leve água para todo o percurso. A partir do Aqueduto do Catonho, pode-se, por enquanto, seguir apenas em direção à Estrada dos Teixeiras, na região do Parque Estadual da Pedra Branca. Para continuar a Trilha Transcarioca na direção oposta, rumo ao Parque Nacional da Tijuca, o visitante deve começar a caminhada direto pela Represa dos Ciganos, em direção ao Bom Retiro (ver trecho seguinte).

Orientação
Estr. dos Teixeiras ➤ Aqueduto do Catonho
Aqueduto do Catonho ➤ Estr. dos Teixeiras
Informações técnicas
icones-final-dificuldade-alta icones-final-exposicao-sol-alta icones-final-orientacao-dificil icones-final-sinalizacao-media
icones-final-fotografia icones-final-conservacao-media

icones-final-escalaminhada-1
Trechos com escalaminhada
icones-final-escalaminhada-nao
Não há trechos com escalaminhada
icones-final-orientacao-facil

icones-final-ruinas
Ruínas históricas
Mapa do Trecho

Tracklog deste trecho (.GPX)
Mapa deste trecho (.JPG, para uso offline)
Como Chegar

Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pela continuação do trecho Piraquara x Estrada dos Teixeiras ou pelo acesso da estrada dos Teixeiras na Taquara. No sentido inverso pode ser acessado pelo aqueduto do Catonho localizado na estrada do Catonho.

Entrada da Trilha

Largo dos Teixeiras

Saída da Trilha

Aqueduto do Catonho

Descrição do Percurso

Sentido Oeste x Leste (Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Iniciando pela fim do trecho anterior Piraquara x Estrada dos Teixeiras, vamos agora continuar na Trilha Principal (pegadas amarelas/base preta) entrando na trilha do outro lado da rua com uma leve subida por uma pequena floresta. Logo em seguida vamos encontrar pela frente um mato baixo com uma cerca de arame a sua direita até chegarmos ao cume do morro onde há um marco de cimento. É importante ter atenção com a sinalização no descampado e nas pequenas bifurcações. Após estes (1.2 km) iniciais vamos começar a descer por (1.5 km) até um platô nos fundos de um clube da polícia que possui umas mesas de pedras bem interessantes. Logo a frente (100 m) teremos uma bifurcação a direita de saída para estrada da Boiuna.

Continuando pela Trilha Principal vamos agora subir (1.0 km) até as torres de onde poderemos chegar a um mirante de tirar o fôlego sobre umas pedras. Vale a pena a parada para contemplação da Zona Oeste. Seguindo a Trilha Principal em leve aclive por mais (800 m) chegaremos no topo do morro no início da descida. Vamos agora descendo por mais (350 m) até outra torre e depois encontraremos umas casas a direita da trilha já chegando próximos ao aqueduto na estrada. Continuando em frente teremos logo (300 m) de caminhada até encontrar a subida do aqueduto do Catonho. Talvez seja um pouco difícil subir e atravessá-lo, mas lembre-se que todo cuidado é pouco e que você já está nos metros finais do setor Pedra Branca da Trilha Transcarioca.

Após atravessar o aqueduto continue pela trilha e vire a direita retornando ao asfalto (estrada do Catonho). Há um portão no caminho de descida que normalmente está aberto, mas se não estiver é só pular e sair para estrada.Deste ponto é possível buscar um transporte para qualquer lugar da cidade.

O próximo trecho da Trilha Transcarioca encontra-se (14.5 km) a frente, na Represa dos Ciganos no setor Floresta da Tijuca.

ATENÇÃO: Ficar muito atento na sinalização em trechos de difícil orientação ao passar pelos descampados.

Atrações

Floresta, mirantes, Aqueduto do Catonho.

Comércio/Hospedagem

Durante o percurso não nenhum tipo de comércio.

Pontos de água

Há poucos pontos de água temporários no início da trilha. Recomenda-se levar sua própria água.

Fotos
Fatos históricos

O Aqueduto do Catonho é a parte visível da Adutora Veiga Brito ou Túnel do Lacerda, antes Adutora do Guandu, considerada a “obra do século” e tinha como perspectiva abastecer a população até o ano 2000.

Seu percurso tem aproximadamente 34 Km com partes escondidas e outras expostas, iniciando na Elevatória do Lameirão (Santíssimo), cruzando o Jardim Sulacap e outros bairros, até o Jardim Botânico. A Adutora supera os 13,2 Km da Ponte Rio-Niterói.

Das três pontes-canais, a maior é a do Catonho, com 246 metros de extensão e um declive de 0,84 metros. A ponte da Cachoeira tem 164 metros e a do Governo (Realengo) tem 205 de extensão. Após o Catonho, o aqueduto segue em direção a Praça Seca, indo pelo subterrâneo até o Jardim Botânico.

Nos anos 60, toda a população sofria. Uma bomba d’água foi colocada para abastecer as ruas mais altas. Aliás, não só os moradores do Jardim Sulacap, mas os cariocas em geral sofriam com a falta de água. Hoje em dia, 97,33% dos moradores possui serviço de abastecimento de água adequado em Jardim Sulacap, segundo IBGE de 2010.

O Corvo, como o governador Carlos Lacerda era chamado por alguns, foi acusado na época de acelerar a obra a fim de “render dividendos eleitorais”. No Jardim Sulacap, o governador inaugurou a “fase terminada da obra” do Aqueduto do Catonho em 1965.

Grupo Adotante

Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:

Escola Mestre Selva

Distância: 4,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado

Destaques: Mirante da Toca Grande, Morro da Boa Vista, Morro do Francês, Pico do Morgado, Toca Pequena, Toca Grande

• foto-capa-trecho04

Distância: 8 km
Tempo de percurso: Aprox.5h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa Amarela, Alto do Mangalarga, Jequitibá bicentenário, calçamentos coloniais, nascentes/cachoeiras, Pico da Pedra Branca (1.024m)

• banner-t06

06. Casa Amarela x Pau-da-fome

Distância: 13,4 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa Amarela, Açude do Camorim, Cachoeira do Camorim, Cachoeira Véu da Noiva, Pedra do Quilombo

• banner-trecho07

07. Pau-da-Fome x Piraquara

Distância: 11,7 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil

Destaques: Casa de pedra, subsede Pau da Fome, subsede Piraquara, mirante da Pedra do Ponto, aqueduto do Barata

• banner-trecho08

08. Piraquara x Estrada dos Teixeiras

Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado

Destaques: Pedra do Osso, Pedra "Jesus Vem", Aqueduto do Barata, Mirante da Piraquara, Pedra Rachada, vistas para o bairro de Realengo e Serra do Mendanha.

• banner-trecho09

09. Estrada dos Teixeiras x Aqueduto do Catonho

Distância: 7,3 km
Tempo de percurso: Aprox. 5h

Destaques: Aqueduto do Catonho, mirantes, torres de energia

One Comment

1. Danielle 24 de julho de 2017 at 20:36 - Reply

Gostaria de saber informações a respeito do guia para essa trilha. é pago ? se sim, qual valor ?
    como faço para chegar até o ponto inicial saindo da central do Brasil ? haverá algum grupo de pessoas para trilhar na sexta ? Dia 28 ? a que horas é o encontro ?