Trecho: Ladeira dos Tabajaras x Portão da Chacrinha

Resumo
Esta é uma caminhada fácil e não muito longa. Mas recomenda-se que seja feita em grupo e, de preferência, com quem já conheça o local. Não esqueça de levar água suficiente para todo o trajeto. Saindo da Ladeira dos Tabajaras, antiga Ladeira do Barroso, a caminhada segue por uma via asfaltada em meio a algumas casas da comunidade, antes de entrar na trilha principal. É um caminho largo e arborizado com alguns bambuzais e com mirantes para a Zona Sul da cidade. Destaque para o Mirante do Morro São João. A trilha continua paralela à Ladeira do Leme até chegar ao Parque Estadual da Chacrinha, onde existem mesas para piquenique e banheiros. O parque funciona até as 18h no verão e até as 17h no inverno. Já na Ladeira do Leme, uma ponte histórica de pedra (antigo aqueduto do Leme) marca a fronteira com o trecho seguinte.
Orientação
![]() |
![]() |
![]() |
2,6 km | 1h30min | Escalaminhada: Não há |
![]() |
![]() |
Sentido Ladeira dos Tabajaras ➤ Portão da Chacrinha |
Sentido Portão da Chacrinha ➤ Ladeira dos Tabajaras |
Informações técnicas
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atrações
![]() |
![]() |
![]() |
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Este trecho pode ser alcançado pela continuação do trecho Rua Vitória Régia x Ladeira dos Tabajaras no sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Pão de Açucar. Atualmente a melhor alternativa é acessar o alto da Ladeira dos Tabajaras através da rua Siqueira Campos em Copacabana já que o trecho anterior encontra-se atualmente indisponível para caminhadas.
Entrada da Trilha
Ladeira dos Tabajaras
Saída da Trilha
Portão da Chacrinha
Descrição do Percurso
Sentido Oeste x Leste (Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Este trecho é continuação do trecho Alto da Rua Vitória Régia x Ladeira dos Tabajaras, que se encontra atualmente indisponível para caminhada. O trecho atual tem seu início no alto da ladeira dos Tabajaras entrando a direita na bifurcação contrária a UUP (Unidade de Polícia Pacificadora). A caminhada segue por uma via asfaltada em meio algumas casas, após (170 m) começa a trilha. Agora vamos subindo por uma trilha larga arborizada onde teremos alguns mirantes do nosso lado esquerdo. Logo chegaremos ao Mirante do Morro São João. Agora é descer por (650 m) até a bifurcação do braço de saída para a rua Álvaro Ramos em Botafogo. Continuando pela Trilha Principal vamos descer (650 m) passando por uma escada até chegar no largo dos bambus. Agora temos o trecho final onde caminharemos (350 m) pelas dependências do Parque entre quadras, banheiros e praça até chegarmos ao portão de saída. Do portão podemos caminhar mais (200 m) até a praça Cardeal Arco Verde onde temos uma estação do Metrô. Seguimos subindo até o alto da ladeira do Leme por mais (450 m) até alcançarmos a ponte histórica, fim deste trecho e continuação para o trecho Ladeira do Leme x Praia Vermelha.
Atrações
Mirantes, vista do bairro Botafogo, enseada de Botafogo, Baia de Guanabara, Praia de Copacabana, Ponte histórica.
Comércio/Hospedagem
No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.
No Parque da Catacumba há uma pequena lanchonete. Outras opções de comércio são nos pontos de entrada e saída trilha Principal.
Pontos de água
Não há pontos de água no trajeto.
Recomenda-se pegar água em algum comércio antes de entrar na trilha, pois durante o trajeto não há riachos com água e durante o verão a temperatura fica muito alta neste trecho.
Fotos
Fatos históricos
Contada por Danilo Ferreira de Souza 66 anos de comunidade, Presidente da Associação de moradores do Morro dos Cabrito.
Tudo começou na época do Império, final de 1880 e inicio de 1890.
D.Pedro I para encurtar o caminho de sua residência oficial no Jardim Botânico até a Igrejinha de Copacabana situada no posto seis(onde hoje é o forte). Ele fazia o trajeto pelo Morro do Lemr e levava cerca de 24 hs para chegar na Igrejinha.
A Ladeira do Barroso passou a se chamar Ladeira dos Tabajaras em homenagem aos índios Tabajaras que habitavam no local.
Euclides da Rocha/Morro dos Cabritos, a partir do alto da Ladeira do Barroso, o caminho adentrava em direção ao Morro dos Cabritos e o alargamento deste trecho passou a se chamar Rua Euclides da Rocha em alusão ao Dr° 1° Tenente da Marinha Euclides da Rocha diretor do Hospital dos Belibéricos e Morro dos Cabritos geograficamente conhecido como o trecho que ligava à Rua Vitória Régia ao Cantagalo, posteriormente aberto para a construção do Corte do Cantagalo que adquiriu este nome em razão da grande quantidade de cabritos selvagens existentes no local.
Morro da Saudade homenagem a Fonte da Saudade da Lagoa e que vai próximo a Rua São João Batista em homenagem à São João Batista que deu origem ao nome do Cemitério que levava o mesmo nome. Fonte da Saudade era uma mina que tinha na Sacopã e recebeu este nome devido a grande quantidade de casais que frequentavam o local onde faziam promessas e juras de amor eterno.
Fonte: http://smsdc-sf-joaobarrosbarreto.blogspot.com.br/2014/07/historia-da-comunidade.html
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Alexandre Charão – Clube Excursionista Carioca
email: alexcharao@gmail.com
Outros trechos do Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca
23. Ladeira dos Tabajaras x Portão da Chacrinha
Distância: 2,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 1:30h
Nível de dificuldade: Leve
Destaques: Parque estadual da Chacrinha, mirantes para o Pão de Açúcar, morro do Corcovado e bairros de Botafogo, Copacabana, Leme, Urca
24. Portão da Chacrinha x Praia Vermelha (+ Circuito Babilônia)
Distância: 3,3 km (+1,9 km)
Tempo de percurso: Aprox.3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Arcos de pedra (Ladeira do Leme), Pico do Telégrafo, Praia Vermelha
Leave A Comment