Trecho: Paineiras/Corcovado x Parque Lage
Resumo
Conhecida internacionalmente por conectar dois dos maiores atrativos da cidade, a trilha foi recentemente modificada para receber melhor o fluxo de visitantes e se adequar às normas de conservação recomendadas. Com a alteração de traçado, o percurso ficou um pouco mais extenso, porém mais suave para quem caminha. O visitante cruza cachoeiras e passa boa parte do tempo sob a proteção da mata fechada, mas algumas janelas se abrem no caminho com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro dos Cabritos e o vale do rio Cabeça, em um novo mirante com vista para a Serra da Carioca. Para as subidas/descidas mais íngremes, degraus metálicos foram instalados para dar mais segurança. O bate-e-volta para o Cristo Redentor é um programa imperdível, mas atenção ao trânsito de veículos no trecho de asfalto entre as Paineiras e o Corcovado.
Orientação
3,3 km (+1km Cristo Redentor) |
2:30 h | Escalaminhada: Sim |
Sentido Paineiras ➤ Corcovado/Parque Lage |
Sentido Corcovado/Parque Lage ➤ Paineiras |
Informações técnicas
Atrações
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Este trecho pode ser alcançado por trilha (continuação do trecho Primatas x Paineiras/Corcovado no sentido oeste x leste (Barra de Guaratiba x Pão de Açúcar) seguindo as pegadas amarelas/base preta ou pela trilha oriunda do Parque Lage sentido leste x oeste (Pão de Açúcar x Barra de Guaratiba), seguindo as pegadas pretas/base amarela). Há também a possibilidade de ir com um veículo pela estrada do Redentor iniciando no bairro Jardim Botânico ou do Alto da Boa Vista até o antigo hotel Paineiras, atual Centro de Visitantes Paineiras ou pela estrada das Paineiras vindo do bairro Cosme Velho até às Paineiras.
Iniciando no sentido Leste x Oeste, o caminho mais utilizado é a subida pelo Parque Lage situado na rua Jardim Botânico nº 414. Há várias linhas de ônibus vindo de vários bairros da cidade que passam pela porta do Parque. Taxis e demais veículos particulares também têm acesso fácil ao Parque.
Entrada da Trilha
Cristo Redentor
Saída da Trilha
Parque Lage
Descrição do Percurso
Sentido Oeste x Leste/ Barra de Guaratiba x Morro da Urca
Para quem inicia este trecho vindo da cachoeira dos Primatas, após a entrada para o Centro de Visitantes Paineiras mantendo-se na trilha principal terá a frente uma bifurcação onde poderá escolher manter-se na Trilha Principal na direção do Parque Lage ou entrar à esquerda no “braço de trilha” para o Corcovado. É sempre bom lembrar que a trilha principal estará sempre sinalizada com as pegadas da Trilha Transcarioca enquanto os braços de trilha que conduzem aos atrativos possuem apenas sinalização com setas de madeira e indicando o atrativo e sua respectiva distância, também temos as setas brancas que indicam saída para o asfalto.
Ao sair da trilha principal em direção ao Corcovado, o caminhante terá à sua frente aproximadamente (1.1 km) com uma travessia de trilho do bondinho e posterior chegada ao asfalto onde o caminhante deverá continuar subindo cerca de mil metros pelo asfalto até a bilheteria, onde deverá adquirir seu bilhete de entrada para o Cristo Redentor. Os bilhetes devem ser pagos em dinheiro (não aceitam cartões de crédito e não há desconto para estudantes). Importante se informar sobre os valores cobrados pelo site oficial, pois não há uma política de valores específicos para caminhantes.
http://www.tremdocorcovado.rio/
https://cristoredentoroficial.com.br/ingressos
http://www.paineirascorcovado.com.br/
Para quem deseja iniciar este trecho pelo Parque Lage (sentido Leste x Oeste/Pão de Açúcar x Guaratiba), é só seguir as pegadas pretas/base amarela a partir do portão de entrada do Parque. Serão pouco mais de três quilômetros muito agradáveis de subida. No percurso inicial o caminhante encontrará o antigo palacete, aquários, grutas e áreas de lazer até chegar na entrada da trilha propriamente dita, onde há uma guarita de controle de subida, sendo a entrada totalmente gratuita. Desse ponto em diante a trilha torna-se mais agradável em meio à Mata Atlântica, passando por pequenas cachoeiras, córregos, ruínas e visitas inusitadas e frequentes dos macacos prego ou saguis que ali habitam. Mais a frente, logo após uma pequena escadaria de pedras, de frente à cachoeira, terá início uma subida em curva de nível. Quando ele termina, há um trecho íngreme onde uma dezena de degraus metálicos auxiliam o caminhante, tornando a empreitada mais emocionante, ainda que em segurança. Logo após essa aventura, aparecerá uma entrada à direita para o Corcovado e dai é só seguir a descrição anterior acima.
Uma ótima opção é voltar à trilha principal, sempre seguindo as pegadas pretas sobre base amarela e conhecer o novo Centro de Visitantes Paineiras que possui ampla estrutura turística mais voltada para os amantes do ecoturismo. O visitante tem ai a opção de descer de transporte rodoviário, ferroviário continuar pela trilha (trecho Paineiras x Primatas) onde poderá se banhar nas ótimas águas da cachoeira dos Primatas, distante cerca de três quilômetros / 1 hora de caminhada por uma ótima trilha histórica, sombreada em declive moderado.
Atrações
Este trecho é caracterizado pela presença da estátua do Cristo Redentor, eleita em 2007 uma das sete novas maravilhas do mundo além de ser o cartão postal da Cidade Maravilhosa. Durante o percurso, é possível encontrar várias ruínas de pontes e estradas em pé de moleque, do tempo do Império que ainda estão bem preservadas, além de cachoeiras e córregos d´água. O Parque Lage por si só já é uma importante área de lazer carioca, cuja sede (Escola de Artes Visuais) conta com estacionamento, bistrô, banheiros, áreas de picnic, aquários e grutas para o deleite dos marmanjos e crianças que utilizam o parque principalmente aos finais de semana.
Comércio/Hospedagem
No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.
Neste trecho é possível encontrar banheiros, água potável, transporte, lanchonete e informações turísticas na chegada ao Corcovado. Na sede do Parque Lage também é possível encontrar banheiros e um bistrô com alimentação de qualidade.
Pontos de água
Há vários pontos de água para banho e hidratação na trilha.
Na chegada ao Monumento encontram-se bares e restaurantes.
Fotos
Fatos históricos
A história do Parque Lage tem início em 1811, quando a área era o antigo Engenho de Açúcar Del Rei, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. De lá pra cá vários proprietários imprimiram suas marcas à propriedade até ser adquirida em 1859 por Antônio Martins Lage. Neste momento, recebe o nome de “Parque dos Lage”. Mais tarde, no ano de 1900, passa a seus três filhos como herança.
No ano de 1936, a esposa de Henrique Lages funda a Sociedade do Teatro Lírico Brasileiro e, em 1948, novos habitantes vêm para a mansão dos Lage, os sobrinhos-netos de Gabriela: Marina Colasanti e seu irmão Arduíno Colassanti. Nessa época, Gabriela Bezanzoni organizava magníficas festas em que figuravam os mais proeminentes representantes da sociedade carioca, como a cantora lírica Nanita Lutz.
Em 14 de junho de 1957 o Palacete foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1975 é criada no local a Escola de Artes Visuais, gerenciada pela Oca Lage – Organização Social sem fins lucrativos. Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Já a famosa estátua do Cristo Redentor tem sua imagem totalmente ligada a Cidade do Rio de Janeiro. Localizada a 709 metros acima do nível do mar, foi concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construída em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro francês Albert Cagguot entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.
A ideia de construir o monumento data em 1920, tendo sido proposta pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. O grupo organizou um evento chamado “Semana do Monumento” para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros. Entre várias sugestões, a escolhida foi a estátua do Cristo Redentor de braços abertos como um símbolo da paz.
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Centro Excursionista Light
Nome: Marcus Vinícius Carrasqueira (CEL)
Email: carrasqueira@alternex.com.br / marcus.carrasqueira@rio.rj.gov.br
Outros trechos do Parque Nacional da Tijuca
11. Represa dos Ciganos x Bom Retiro
Distância: 9,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 5h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Represa dos Ciganos, Pico da Tijuca (1.021m), Pico da Tijuca Mirim (917m) ruínas da fazenda Boa Vista, Parque Nacional da Tijuca.
12. Bom Retiro x Centro de Visitantes
Distância: 6,6km
Tempo de percurso: Aprox. 4h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Ponte pênsil, Largo do Bom Retiro, Morro do Archer, Bico do Papagaio, Morro da Cocanha, gruta do Papagaio, Centro de visitantes do Parque Nacional da Tijuca
13. Centro de Visitantes x Portão da Floresta
Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cascatinha Taunay, Centro de visitantes do P.N.Tijuca, Mirante da Cascatinha, Alto do Cruzeiro, Museu do Açude, Capela Mayrink,
14. Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador
Distância: 5,8km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Portão da Floresta da Tijuca, Mirante da Freira, alto do Morro do Queimado, Pedra da Proa, Mesa do Imperador
15. Mesa do Imperador x Vista Chinesa
Distância: 1,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 40min.
Nível de dificuldade: Leve
Destaques: Mesa do Imperador, vista para a zona sul, Vista Chinesa
16. Vista Chinesa x Dona Castorina (+ Circuito Parque da Cidade)
Distância: 3,5km (+2,8km)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h (+2h)
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Vista Chinesa, Cachoeira da Imperatriz, Parque da Cidade, Solar da Imperatriz
17. Dona Castorina x Primatas
Distância: 3,9km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira do Jequitibá, Cachoeira da Gruta, Cachoeira dos Primatas, Mirante do Horto,
Jequitibá centenário
18. Primatas x Paineiras/ Corcovado
Distância: 4,2km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira dos Primatas, Mirante da Lagoa, Centro de Visitantes das Paineiras, Cristo Redentor
19. Paineiras/Corcovado x Parque Lage
Distância: 3,3 km (+1km Cristo Redentor)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cristo Redentor, Centro de Visitantes das Paineiras, mirantes, cachoeiras, Parque Lage, grutas
Leave A Comment