Trecho: Mesa do Imperador x Vista Chinesa

Resumo
Curto e com vistas deslumbrantes, ideal para iniciantes e famílias, este trecho conecta dois dos mirantes mais bonitos da cidade e da Trilha Transcarioca, no percurso que sobe e desce uma elevação de 800 m entre a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. No ponto mais alto da trilha, um mirante possibilita a vista do Morro Dois Irmãos de um lado e do maciço da Serra da Carioca do outro. Uma boa opção é aproveitar a estrutura da Mesa Redonda para um piquenique, na entrada/saída próxima da Mesa do Imperador. Vedete do trecho, a Vista Chinesa merece alguns minutos a mais para a contemplação da vista da Zona Sul da cidade, com o Cristo Redentor à esquerda, a Lagoa Rodrigo de Freitas no meio e o mar à direita. Em dias de céu azul, é possível ver as praias do litoral de Niterói, do outro lado da baía de Guanabara.
Orientação
![]() |
![]() |
![]() |
1,6 km | 40 min. | Escalaminhada: Não há |
![]() |
![]() |
Sentido Mesa do Imperador ➤ Vista Chinesa |
Sentido Vista Chinesa ➤ Mesa do Imperador |
Informações técnicas
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atrações
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Esse trecho pode ser alcançado por trilha, continuação do trecho Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador, no sentido oeste x leste (Barra de Guaratiba x Pão de Açúcar), orientando-se pelas pegadas amarelas/base preta.
No sentido inverso pode-se alcançar a partir do trecho Jequitibá x Vista Chinesa, no sentido Leste x Oeste (Pão de Açucar x Barra de Guaratiba).. Pode-se iniciar a caminhada a partir da Vista Chinesa. Basta seguir as pegadas pretas/base amarela, subindo até o platô com escadas de madeira e seguir subindo pela trilha na direção da Mesa do Imperador.
Não existem linhas de transporte público regular para este trecho, sendo possível apenas acessá-lo a pé pela estrada, por veículo ou pela própria Trilha Transcarioca.
Entrada da Trilha
Mesa do Imperador
Saída da Trilha
Vista Chinesa
Descrição do Percurso
Sentido Oeste x Leste/ Barra de Guaratiba x Pão de Açúcar
Para quem inicia esse trecho vindo da Mesa do Imperador, é só prosseguir à direita, na pista de asfalto (100 m) até encontrar, logo a esquerda da estrada, a praça da Mesa Redonda. Agora é só entrar pela trilha orientando-se pelas pegadas amarelas/ base preta e caminhar em aclive por cerca de (800 m) até o alto da trilha. Desse ponto, é só continuar na trilha principal e “tocar” pra baixo por mais (800 m) e logo estará na escada de madeira chegando no asfalto, a cinquenta metros da Vista Chinesa.
Para quem vem no sentido inverso, da Vista Chinesa para a Mesa do Imperador é só se orientar pelas pegadas pretas/base amarela e fazer o caminho de subida inverso, que em pouco mais de trinta minutos estará chegando na Mesa do Imperador.
Atrações
Por ser curto (1.6 km), esse trecho tem apenas alguns pequenos mirantes onde é possível avistar a zona sul e a zona norte da cidade. Suas principais atrações encontram-se em suas extremidades de entrada e saída: Mesa do Imperador e Vista Chinesa.
Comércio/Hospedagem
No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.
Nesse trecho é possível encontrar aos finais de semana um quiosque com água, refrigerantes, isotônicos e barrinhas de cereais junto ao platô da escada, bem próximo à Vista Chinesa. O quiosque é mantido por um casal que atende aos vários atletas que frequentam a pista da Vista Chinesa para prática de esportes aos finais de semana.
Pontos de água
Não há pontos de água no trecho.
Fotos
Fatos históricos
As encostas da Vista Chinesa foram desmatadas com fins de agricultura no início do Século XIX. Experimentou-se ali a plantação de chá, com trabalhadores chineses trazidos de Macau, em 1812, pelo Conde de Linhares.
Ainda em 1822, a plantação ia de vento em popa, como podemos comprovar pelo famoso quadro de Rugendas, onde estão retratados chineses em plena faina de plantar.
O chá, todavia, não vingou. Alguns autores atribuem o fracasso à má qualidade da mão de obra proveniente da China, outros à pouca competitividade do produto face à já estabelecida produção asiática. Seja como for, por volta de 1828 o chá começou a dar sinais de esgotamento no Rio.
Nessa época, segundo relatou viajante europeu, “ já existiam extensos cafezais, intercalados por numerosas laranjeiras, limoeiros e outros arbustos que parecem antes uma variedade das matas do que a mescla de terreno cultivado com terreno selvagem…”. Desde1844 um mapa da área registra uma edificação denominada “Casa dos Chinas.
Mais tarde, Pereira Passos, que entraria para a História como o maior Prefeito que o Rio de Janeiro já teve, se preocupou especialmente com a Floresta. Ele, que tinha ligação com o futuro Parque da Tijuca desde 1884, quando foi responsável pelas obras da estrada de ferro do Corcovado, agora concentrava-se em embelezar: restaurou a Mesa do Imperador dando-lhe sua forma atual e levantou o pagode que até hoje adorna o Mirante da Vista Chinesa, com projeto do arquiteto Luis Rey, em argamassa copiando bambu.
Segundo o site http://www.wikirio.com.br/, “Desde 1856 o Jardim Botânico estava ligado ao Alto de Boa Vista por uma estrada carroçável, aberta por influência do Barão do Bom Retiro e cuja execução e manutenção foi contratada a Thomas Cochrane. Essa região apresenta uma assombrosa coincidência de presença chinesa, iniciada com a vinda dos plantadores do chá de D. João VI. Depois do fracasso dessa lavoura, segundo Brasil Gerson, os chineses se teriam espalhado “pelas fraldas da Tijuca”.
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Beto Mesquita / Adriano Melo (Conservação Internacional)
Email: cmesquita@conservacao.org / c.mesquita@conservacao.org / amelo@conservation.org
Outros trechos do Parque Nacional da Tijuca
11. Represa dos Ciganos x Bom Retiro
Distância: 9,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 5h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Represa dos Ciganos, Pico da Tijuca (1.021m), Pico da Tijuca Mirim (917m) ruínas da fazenda Boa Vista, Parque Nacional da Tijuca.
12. Bom Retiro x Centro de Visitantes
Distância: 6,6km
Tempo de percurso: Aprox. 4h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Ponte pênsil, Largo do Bom Retiro, Morro do Archer, Bico do Papagaio, Morro da Cocanha, gruta do Papagaio, Centro de visitantes do Parque Nacional da Tijuca
13. Centro de Visitantes x Portão da Floresta
Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cascatinha Taunay, Centro de visitantes do P.N.Tijuca, Mirante da Cascatinha, Alto do Cruzeiro, Museu do Açude, Capela Mayrink,
14. Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador
Distância: 5,8km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Portão da Floresta da Tijuca, Mirante da Freira, alto do Morro do Queimado, Pedra da Proa, Mesa do Imperador
15. Mesa do Imperador x Vista Chinesa
Distância: 1,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 40min.
Nível de dificuldade: Leve
Destaques: Mesa do Imperador, vista para a zona sul, Vista Chinesa
16. Vista Chinesa x Dona Castorina (+ Circuito Parque da Cidade)
Distância: 3,5km (+2,8km)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h (+2h)
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Vista Chinesa, Cachoeira da Imperatriz, Parque da Cidade, Solar da Imperatriz
17. Dona Castorina x Primatas
Distância: 3,9km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira do Jequitibá, Cachoeira da Gruta, Cachoeira dos Primatas, Mirante do Horto,
Jequitibá centenário
18. Primatas x Paineiras/ Corcovado
Distância: 4,2km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira dos Primatas, Mirante da Lagoa, Centro de Visitantes das Paineiras, Cristo Redentor
19. Paineiras/Corcovado x Parque Lage
Distância: 3,3 km (+1km Cristo Redentor)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cristo Redentor, Centro de Visitantes das Paineiras, mirantes, cachoeiras, Parque Lage, grutas
Leave A Comment