Trecho: Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador
Resumo
Caminhe pelo coração da Serra da Carioca, neste que é considerado um dos mais belos trechos da Trilha Transcarioca. Paisagens deslumbrantes surpreendem o caminhante e tornam mais leve o aclive/declive da travessia entre as Zonas Norte e Sul da cidade, passando por quatro morros: Freira; Boa Vista; Queimado; Pai Ricardo. Em diversos pontos é possível avistar a Zona Sul praticamente toda, assim como parte da Barra da Tijuca, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e a Serra dos Órgãos. Seu início/fi m fi ca na Mesa do Imperador, antiga parada da Família Real para refeições. A trilha passa por um antigo caminho pelo meio da fl oresta, aberto para dar lugar a uma linha férrea que nunca foi implantada.
Orientação
5,8 km | 3 h | Escalaminhada: Sim |
Sentido Portão da Floresta da Tijuca ➤ Mesa do Imperador |
Sentido Mesa do Imperador ➤ Portão da Floresta da Tijuca |
Informações técnicas
Atrações
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Há várias maneiras de chegar ao final da praça Afonso Viseu no Alto da Boa Vista. Existem várias linhas de transporte coletivo que levam a Praça Afonso Viseu no Alto da Boa Vista. Da Praça Saens Pena na Tijuca ou no Itanhangá na Barra da Tijuca. No terminal Alvorada da Ba. Da Tijuca também há linhas de ônibus que vão até a praça Afonso Viseu/Pracinha do Alto.
Por trilha no sentido (Oeste x Leste/Barra de Guaratiba x Morro da Urca) a continuação do trecho Cova da Onça x Portão da Floresta da Tijuca ou vindo no sentido inverso (Leste x Oeste/Morro da Urca x Barra de Guaratiba) iniciando no final do trecho Vista Chinesa x Mesa do Imperador.
Entrada da Trilha
Entrada na Trilha escada Amado Nervo
Saída da Trilha
Mesa do Imperador
Descrição do Percurso
(Sentido Oeste x Leste/ Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Para quem inicia este trecho na praça Afonso Viseu no portão da Floresta da Tijuca, a ordem agora é seguir as pegadas amarelas/base preta em direção a estrada do Redentor entrando pouco antes do posto de gasolina.
A caminhada vai até a escada de madeira da Amado Nervo (900 m) e depois é só entrar e seguir por trilha bem sinalizada até a bifurcação sinalizada (1.9 km). Aqui há um braço de trilha para o Mirante da Freira (600 m).
O visual é imperdível e vale o pequeno esforço do trajeto de (1.2 km) de ida e volta ao mirante.
De volta a trilha Principal orientando-se pelas pegadas amarelas/base preta vamos caminhando em aclive até o Morro do Queimado (1.7 km). Agora é descansar um pouco e seguir + (200 m) até o Mirante da Proa onde o a visão do mar, zona sul e montanhas são de tirar o fôlego.
Vamos descendo com cuidado, pois logo a frente teremos uns três pegadores metálicos para auxiliar na descida. Deste pontoVá caminhando sempre pela Trilha Principal e em pouco mais de meia hora (1.0 km) estará chegando na Mesa do Imperador onde termina este trecho.
Para quem vem subindo a trilha no sentido inverso (Sentido Leste x Oeste/Morro da Urca x Barra de Guaratiba), iniciando pela Mesa do Imperador, é só se orientar pelas pegadas pretas/ base amarela em direção ao Portão da Floresta da Tijuca.
Atrações
A praça Afonso Viseu pode ser desconhecida por muitas pessoas, mas, para os adeptos de caminhadas é, talvez, a praça mais importante do Rio de Janeiro, afinal é nela que “se iniciam a maioria das trilhas da Floresta da Tijuca. A “pracinha do Alto“, como também é conhecida.
Um grande chafariz de pedra funciona como local de referência e ponto de encontro dos diversos grupos. Outro ponto de referência da praça é um restaurante.
Na pracinha há espaço para estacionar, embora haja outros lugares onde o estacionamento é permitido dentro da Floresta.
O Mirante da Freira é um importante mirante onde é possível avistar todo o setor C do Parque Nacional da Tijuca com a Pedra da Gávea, Pedra Bonita e a praia da Barra da Tijuca.
Há também o Morro do queimado e a Pedra da Proa onde se avista a Baía da Guanabara, zona norte e a zona Sul da Cidade. A mesa do Imperador também é um dos principais mirantes da cidade e é por onde a trilha passa para deleite dos caminhantes.
Comércio/Hospedagem
No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.
Na praça Afonso Viseu há um restaurante que abre diariamente para almoço e janta. Um posto de gasolina entre a praça Afonso Viseu e a escada Amado Nervo oferece uma lanchonete bem equipada para atender aos caminhantes. Aos finais de semana também é possível encontrar um pequeno quiosque de alimentos praticamente na entrada do Portão da Floresta da Tijuca.
Fotos
Fatos históricos
A trilha também passa por uma antiga estrada, que começou a ser aberta em 1857 para fazer a ligação de bonde entre o Jardim Botânico e o Centro da Cidade. A empresa contratada chegou a dinamitar metade do caminho e abrir espaço suficiente entre as rochas para a passagem dos vagões. O trabalho, contudo, não foi concluído, já que a companhia faliu antes de terminar a obra.
Seguindo pela antiga estrada de ferro, Você vai chegar ao topo das escadarias que levam à Mesa do Imperador, onde D. Pedro II fazia piqueniques com a família real.
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Jeremias Freitas / Fabio Rael (Trilhas Quase Secretas)
Email: jererio@gmail.com / fabiorael2@gmail.com
Outros trechos no Parque Nacional da Tijuca
11. Represa dos Ciganos x Bom Retiro
Distância: 9,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 5h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Represa dos Ciganos, Pico da Tijuca (1.021m), Pico da Tijuca Mirim (917m) ruínas da fazenda Boa Vista, Parque Nacional da Tijuca.
12. Bom Retiro x Centro de Visitantes
Distância: 6,6km
Tempo de percurso: Aprox. 4h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Ponte pênsil, Largo do Bom Retiro, Morro do Archer, Bico do Papagaio, Morro da Cocanha, gruta do Papagaio, Centro de visitantes do Parque Nacional da Tijuca
13. Centro de Visitantes x Portão da Floresta
Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cascatinha Taunay, Centro de visitantes do P.N.Tijuca, Mirante da Cascatinha, Alto do Cruzeiro, Museu do Açude, Capela Mayrink,
14. Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador
Distância: 5,8km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Portão da Floresta da Tijuca, Mirante da Freira, alto do Morro do Queimado, Pedra da Proa, Mesa do Imperador
15. Mesa do Imperador x Vista Chinesa
Distância: 1,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 40min.
Nível de dificuldade: Leve
Destaques: Mesa do Imperador, vista para a zona sul, Vista Chinesa
16. Vista Chinesa x Dona Castorina (+ Circuito Parque da Cidade)
Distância: 3,5km (+2,8km)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h (+2h)
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Vista Chinesa, Cachoeira da Imperatriz, Parque da Cidade, Solar da Imperatriz
17. Dona Castorina x Primatas
Distância: 3,9km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira do Jequitibá, Cachoeira da Gruta, Cachoeira dos Primatas, Mirante do Horto,
Jequitibá centenário
18. Primatas x Paineiras/ Corcovado
Distância: 4,2km
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cachoeira dos Primatas, Mirante da Lagoa, Centro de Visitantes das Paineiras, Cristo Redentor
19. Paineiras/Corcovado x Parque Lage
Distância: 3,3 km (+1km Cristo Redentor)
Tempo de percurso: Aprox. 2:30h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Cristo Redentor, Centro de Visitantes das Paineiras, mirantes, cachoeiras, Parque Lage, grutas
Leave A Comment