Resumo
Conheça o lado rural do Rio nesta região conhecida como o “sertão carioca”. De todos os trechos da Trilha Transcarioca, este é o que mais se distingue por seu ambiente rural em meio ao burburinho da metrópole. Aproveite as vistas do Alto da Bela Vista e do Alto da Capelinha. Até os dias de hoje o trecho é uma importante rota de produtos agrícolas, especialmente frutas, vegetais orgânicos e criação de pequenos animais. São diversos cultivos desenvolvidos nos sítios da região pelas famílias locais há muitas gerações.
Atenção para via alternativa: em Cabungui no alto da crista há uma alternativa mais curta da Trilha Transcarioca que vai direto até a Casa Amarela (ponto do trecho seguinte). Neste caso se caminha pelo alto da serra sem descer até o Rio da Prata. A bifurcação está no Alto da Capelinha, um dos principais atrativos do trecho, que pode encurtar o caminho em cerca de 6 km.
Orientação
11,5 km | 7 h | Escalaminhada: Não há |
Sentido Morgado ➤ Rio da Prata |
Sentido Rio da Prata ➤ Morgado |
Informações técnicas
Atrações
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado por trilha indo pelo final do trecho Grota Funda x Cabungui. Outra opção é iniciar pela estrada dos Bandeirantes pela estrada do Morgado até uma guarita de cor laranja.
Deste ponto é entrar a direita e ir subindo até a estradinha se tornar uma trilha de acesso a Trilha Principal. Também pode ser acessado por Campo Grande no Farol da Prata onde há apoio de hospedagem e alimentação para o caminhante. A caminhada deste ponto começa com uma subida moderada por rota sinalizada até a Trilha Principal onde o caminhante poderá escolher entre seguir em direção a Cachoeira do Engenho na direção da Casa Amarela/Pau da Fome ou na direção do Cabungui/Morgado/Grota Funda.
Também pode percorrer o circuito Cachoeira do Engenho/Alto da Capelinha retornando ao Farol da Prata em trilha circular.
Entrada da Trilha
Espaço Farol da Prata
Saída da Trilha
Estrada dos Bandeirantes, Nº 24.845
Descrição do Percurso
Sentido Oeste x Leste (Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Deste ponto iremos continuar a Trilha Principal pegadas amarelas/base preta atravessando um pequeno riacho e passando por mais um bananal. Vamos caminhar por (700 m) até uma pequena propriedade a direita e logo depois mais (350 m) contornar uma casa com uns cachorros presos. Após esta casa vamos caminhar mais (600 m) até um pequeno desmatamento a sua direita. Você irá contorná-lo e seguir subindo por (1.3 km )passando por um mirante até chegar no alto da Bela Vista e começar a descer um descampado. Agora temos uma visão privilegiada da Zona Oeste podendo avistar de um lado o mar e do outro Campo Grande.
Nesta parte a vegetação é de capim com sinalização “zebrada amarela e preta” até a entrada da mata novamente. Vamos continuando agora por mais (1.1 km) por uma trilha na floresta onde pode-se encontrar vários trechos com cercas de arame até uma bifurcação. Neste ponto o caminhante pode escolher entre continuar em frente até o final do trecho do rio da Prata (3.1 km) passando por um campo de futebol até uma bifurcação com uma torre de energia a sua frente (braço de saída até o bar/camping Farol da Prata) ou seguir a direita pelo trecho Rio da Prata x Casa Amarela na direção da sede Pau da Fome do P. Estadual da Pedra Branca.
Atrações
Área de floresta com mirantes e subidas ao Alto da Capelinha.
Não deixe de visitar o Espaço Farol da Prata com área de camping, alojamentos, feira orgânica e alimentação saudável. http://sitiofaroldaprata.blogspot.com.br/
Comércio/Hospedagem
O único comércio existente será encontrado no final do trecho do Rio da Prata em direção a Campo Grande “Espaço Farol da Prata” onde estão credenciados pelo “Movimento Trilha Transcarioca” a servir alimentação e hospedagem de qualidade aos caminhantes da T. Transcarioca. Tel: 21 3117-2251. http://sitiofaroldaprata.blogspot.com.br/
Pontos de água
No Cabungui (início do trecho) há um rio com água boa. Durante o percurso há pequenos córregos com água.
Fotos
Fatos históricos
Antes da Freguesia Rural de Campo Grande começar a prosperar, sua ocupação foi influenciada pela antiga fazenda dos jesuítas, em Santa Cruz. Inicialmente desenvolveu-se na região o cultivo da cana-de-açúcar e a criação de gado bovino. O trabalho dos jesuítas foi de extrema importância para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Além das obras de engenharia que realizaram, como a abertura de canais e a construção dediques e pontes para a regularização do Rio Guandu, o escoamento dos produtos da Fazenda Santa Cruz, oriundos do cultivo da cana-de-açúcar e da produção de carne bovina, era feito através da Estrada da Fazenda dos Jesuítas, posteriormente Estrada Real da Fazenda de Santa Cruz, que ia até São Cristóvão e se interligava com outros caminhos e vias fluviais que chegavam até o centro da cidade.
No Rio da Prata, Mendanha e próximo a Guaratiba ainda encontram-se estabelecimentos que se dedicam a agricultura e pecuária. Dentre as culturas mais desenvolvidas estão a banana, a laranja, a manga, o abacate, o aipim, o chuchu dentre outros. Na pecuária e avicultura destacam-se criações de aves, caprinos, suínos, bovinos e coelhos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Ivo Carvalho (Amigos da Zona Oeste – AZO)
Telefone: (21)99142-8529
Email: ivo_carvalho@oi.com.br
Trechos do Parque Estadual da Pedra Branca
03. Grota Funda x Morgado
Distância: 4,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Mirante da Toca Grande, Morro da Boa Vista, Morro do Francês, Pico do Morgado, Toca Pequena, Toca Grande
04. Morgado x Rio da Prata
Distância: 11,5 km
Tempo de percurso: Aprox. 7h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Zona rural, Alto da Capelinha, Alto da Bela Vista
05. Rio da Prata x Casa Amarela
Distância: 8 km
Tempo de percurso: Aprox.5h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Casa Amarela, Alto do Mangalarga, Jequitibá bicentenário, calçamentos coloniais, nascentes/cachoeiras, Pico da Pedra Branca (1.024m)
06. Casa Amarela x Pau-da-fome
Distância: 13,4 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Casa Amarela, Açude do Camorim, Cachoeira do Camorim, Cachoeira Véu da Noiva, Pedra do Quilombo
07. Pau-da-Fome x Piraquara
Distância: 11,7 km
Tempo de percurso: Aprox. 6h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Casa de pedra, subsede Pau da Fome, subsede Piraquara, mirante da Pedra do Ponto, aqueduto do Barata
08. Piraquara x Estrada dos Teixeiras
Distância: 4,6 km
Tempo de percurso: Aprox. 3h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Pedra do Osso, Pedra "Jesus Vem", Aqueduto do Barata, Mirante da Piraquara, Pedra Rachada, vistas para o bairro de Realengo e Serra do Mendanha.
09. Estrada dos Teixeiras x Aqueduto do Catonho
Distância: 7,3 km
Tempo de percurso: Aprox. 5h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Aqueduto do Catonho, mirantes, torres de energia