Trecho: Grumari x Grota Funda (Via Morro da Bica)

Resumo
Neste caminho, que conecta o Parque Natural Municipal de Grumari ao Parque Estadual da Pedra Branca, por onde marcharam tropas francesas em 1710, os caminhantes visitam a região costeira, cruzam os campos de restinga de Grumari, próximo à sede do Parque, e passam pelo Morro de Santo Antônio da Bica, rumo à Grota Funda, em meio a bananeiras que se misturam com a vegetação fl orestal nativa. Perceba o calçamento colonial em pedras tipo “pé de moleque”. No topo dos morros, repletos de bromélias gigantes, pode-se observar a vista da Zona Oeste. Visite o Mirante da Bica ou Gruta da Bica, e abasteça-se de água sufi ciente para todo o trecho.
Orientação
![]() |
![]() |
![]() |
6,8 km | 4 h | Escalaminhada: Não há |
![]() |
![]() |
Sentido Grumari x Grota Funda |
Sentido Grota Funda x Grumari |
Informações técnicas
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atrações
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Informações Técnicas
Atrações
Mapa do Trecho
Como Chegar
Esse trecho inicial da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pelo final da praia de Grumari onde existe a sede Parque Natural Municipal de Grumari (sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Morro da Urca). Também pode ser acessado por quem termina o trecho Barra de Guaratiba x Grumari.
No sentido inverso pode ter seu início na Grota Funda no sentido (Leste/Morro da Urca x Oeste/Barra de Guaratiba).
No terminal Alvorada existem ônibus que vão até a Grota Funda ou no terminal em Piabas.
Para quem deseja caminhar por este trecho, é aconselhável planejar o resgate por algum veículo quando o término da caminhada for em na praia de Grumari.
Entrada da Trilha
Parque Natural Municipal de Grumari
Saída da Trilha
Grota Funda, Nº. 520
Descrição do Percurso
(Sentido Oeste/ Barra de Guaratiba x Morro da Urca)
Aqui iniciamos nossa jornada em direção a Grota Funda. Vamos iniciar caminhando pelo plano por uma estrada de terra batida sempre se orientando pelas pegadas amarelas/base preta. Vamos caminhar por (1.0 km) até uma bifurcação para a esquerda. Neste ponto andaremos entre árvores e sítios sempre seguindo em frente por mais (350 m) até uma bifurcação a direita. É só seguir subindo por mais (1.0 km) por uma antiga estrada com cara de trilha larga em aclive acentuado até um portão de ferro a sua esquerda.
Agora siga a trilha principal a esquerda por mais (150 m) e encontrará um riacho raso bom para beber água. Continuando pela trilha, vamos caminhar mais (250 m) até o sítio da Bica. Neste ponto vamos entrar na bifurcação a esquerda (seguindo em frente vai sair na direção de Piabas onde há um ponto de ônibus). Continue mais (260 m) e terá um casebre a sua esquerda, siga na direção contrária ao casebre pela Trilha Principal por mais (70 m) e chegará em uma entrada para o mirante da Bica ou Gruta da Bica. Vale a pena dar uma olhada e tirara fotos.
De volta a Trilha Principal vai passar por enorme bloco de pedra a sua esquerda e continue subindo (1.1 km) pela mata até o alto do morro Santo Antônio da Bica com 482 alt. Agora vamos caminhar mais (1.5 km) até uma figueira bem sobre o túnel. Deste ponto com 276 alt. Vamos descer por (760 m) até o “mirantão” a sua direita. Há uma cerca de arame, mas não há problema em ir até a borda tirar umas fotos. Pronto, agora é ir descendo pela trilha Principal até uma escada e chegar no asfalto da Grota Funda. Deste ponto pode chamar um táxi, aguardar um ônibus ou descer a pé para o lado direito em direção a Barra. Vai caminhar por meia hora e encontrar ônibus.
Atrações
Praia de Grumari, grutas, bairro de Vargem Grande.
Mirantes, Maciço da Tijuca, Pedra da Gávea.
Comércio/Hospedagem
Há vários bares em Grumari que não tem horário regular de funcionamento e na chegada na Grota Funda não comércio.
É necessário caminhar morro abaixo em direção a Barra para encontrar bares e restaurantes.
No momento não há nenhuma parceria entre a Trilha Transcarioca e o comércio local.
Fotos
Fatos históricos
No caminho entre Grumari e Grota Funda, o excursionista vai caminhar cercado por bananeiras mescladas com frondosas árvores de Mata Atlântica. Os mais atentos, vão observar, no chão, as pedras da antiga estrada em pé de moleque que, quando tentou invadir o Rio de Janeiro em 1710, o corsário Du Clerc utilizou para sair de Grumari e ganhar os Campos de Sernambetiba, justamente pela Grota Funda. Isso mesmo, segundo o Barão do Rio Branco, o corsário francês François Du Clerc desembarcou na Barra de Guaratiba com 1.200 homens em 11 de agosto de 1710.
Sua tropa deparou com uma pequena guarnição que não teve dificuldade em subjugar. Uma vez em terra os invasores, guiados por quatro escravos fugidos, seguiram até Grumari, de onde avançaram em direção à Baixada de Jacarepaguá pelo caminho que passa pela Garganta e, depois pelos Campos de Grumari, passando próximo de onde fica a Sede do Parque Natural Municipal de Grumari.
Já, de acordo com Augusto Tasso Fragoso, em seu livro “Os Franceses no Rio de Janeiro”, a tradição oral da região de Guaratiba leva a crer que Duclerc teria desembarcado na própria Grumari, em pequeno porto que então existia naquela praia. Depois de desembarcarem, os franceses teriam então seguido pelo segundo trecho da atual Trilha Transcarioca, transpondo o Morro de Santo Antônio da Bica, até a estrada da Grota Funda, que teriam usado para descer até os Campos de Sernambetiba.
Dali avançaram até o núcleo colonial do Rio de Janeiro, onde está hoje o Centro da Cidade. Felizmente, ao chegarem próximo ao núcleo urbano, foram derrotados pelas tropas cariocas.
Segundo Andre Decourt “a estrada da Grota Funda substituiu um velho caminho colonial, tendo sido possivelmente uma das primeiras obras realizadas no Brasil por licitação pública, seu melhoramento e construção de novas pontes de pedra em 1870 por Carlos de Magalhães de Mello, se mostrava inadequada para a região do antigo Sertão Carioca, e certamente sua substituição já estava planejada na elaboração do primitivo traçado da Rio-Santos”.
“Possivelmente seu antigo traçado serviu para escoar a produção de gêneros de parte do Sertão por mais de um século além de ter servido de rota clandestina para o tráfego negreiro. O seu arruamento como estrada de rodagem, foi empreendido na segunda metade do séc. XIX com complexas obras de engenharia. O grande número de interessados para sua construção e concessão por quatro anos mostra que a produção agrícola tanto de Guaratiba como da região das Vargens e Piabas era muito importante”.
“Com a construção da variante, integrando nas duas pontas da Av. das Américas, parte do velho traçado foi abandonado e esquecido. Podemos ver pelo Street View como era estreita a velha ligação no trecho que ainda está aberto ao tráfego passando por sítios de veraneio ou então vermos o velho trajeto engolido pelo mato do alto ou então da Estrada dos Bandeirantes graças ao capim colonião que mantém a área sem mata fechada seus cortes no relevo” .
Depois da construção do túnel da Grota Funda, em 2012, a estrada da Grota Funda, onde termina o segundo trecho e começa a terceira etapa da Trilha Transcarioca voltou a servir apenas ao trânsito local.
.
Grupo Adotante
Grupos de voluntários adotantes deste trecho que organizam mutirões e recebem voluntários:
Grupo Alpha
https://grupoalphalabs.com/
E-mail: contato@grupoalphalabs.com
Trechos do Parque Natural Municipal de Grumari
01. Barra de Guaratiba x Grumari
Distância: 7km
Tempo de percurso: Aprox. 4h
Nível de dificuldade: Moderado
Destaques: Praias selvagens (Meio, Perigoso, Funda, Inferno), Pedra do Telégrafo, Pedra da Tartaruga
02. Grumari x Grota Funda
Distância: 6,8 km
Tempo de percurso: Aprox. 4h
Nível de dificuldade: Difícil
Destaques: Praia de Grumari, Mirante da Bica, Gruta da Bica, calçamento colonial
Leave A Comment